
O Brasil tem aberto as portas do mercado de trabalho para muita gente. Entre janeiro e setembro, foram pouco mais de 2 milhões de novas vagas. Apesar do bom momento, o setor bancário, que mais ganha no país, continua a gerar poucas vagas. Nos nove primeiros meses foram apenas 18.167.
Apesar do saldo, resultado de 46.064 contratações e 27.897 desligamentos, o índice de demissões continua elevado. No topo da lista, o Itaú, com 2.496 empregados demitidos, e o Santander, 1.636.
Atualmente, o setor bancário conta com 483.097 trabalhadores. Crescimento de 3,76% em relação a dezembro de 2010. Isoladamente, a alta parece relevante, mas se comparadas aos demais setores da economia, as organizações financeiras contribuíram com apenas 1,01% do total.
O mesmo não se pode dizer da lucratividade. Os bancos são quem mais faturam na economia brasileira. Entre janeiro e setembro, foram R$ 37,2 bilhões. Dinheiro que poderia ser investido na contratação de mais funcionários.
Dia Mundial da Conscientização Sobre o Autismo - por mais respeito, compreensão e conhecimento!
SEEB-MA: 91 anos de lutas, conquistas e presença na vida da categoria
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!