Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / LUCRATIVIDADE

Imprimir Notícia

Itaú e Bradesco deram lucros de causar inveja, diz revista

11/01/2012 às 12:35
valor.com.br
A+
A-

Itaú Unibanco e Bradesco são os bancos que deram maior retorno médio sobre o risco assumido do mundo em 2009 e 2010, segundo estudo da revista “The Banker”.  O Banco do Brasil é o sétimo da lista dos 10 com melhores resultados.

O resultado contradiz o senso comum que prevalecia até antes da crise financeira, de que bancos de países emergentes corriam mais riscos e seus resultados eram mais instáveis e, por isso, seus papéis eram negociados com desconto em relação aos congêneres desenvolvidos.

A crise mudou isso.  Os resultados mostraram que bancos dos países emergentes são muito mais conservadores que outros aocorrer riscos. O critério utilizado para avaliar os bancos foi o da relação entre lucro antes do imposto e ativos ponderados pelo risco, e não pelos ativos totais. 

A premissa para isso foi a de bancos com menor proporção de ativos ponderados pelo risco em relação aos ativos totais têm lucratividade menor, mas consistente, enquanto que aqueles em que essa proporção é maior, há belos lucros em anos bons e volatilidade nos anos ruins. 2008 foi um  péssimo ano para os bancos no mundo e 2009 um período de alguma recuperação.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!