Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / REUNIÃO

Imprimir Notícia

Debate sobre terceirização ocorre nesta quinta-feira

15/03/2012 às 10:34
SBBA
A+
A-

Bancários e Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) se reúnem, nesta quinta-feira (15/03), para tratar sobre a terceirização nas agências. O assunto merece uma atenção especial, já que tem sido utilizado pelas organizações financeiras para baratear os custos e prejudicar o trabalhador. 

Basta observar os dados. Pesquisa realizada pelo movimento sindical revela que, o salário médio dos funcionários terceirizados é menor 27,1% do que o dos bancários. Em dezembro de 2010, por exemplo, a remuneração média de um terceirizado era de R$ 1.329,40, já a dos efetivos, R$ 1.824,20.

É notório que os bancos preferem economizar na contratação do trabalhador formal. A conseqüência não pode ser outra, senão a perda dos direitos dos trabalhadores, conquistados com muita luta ao longo dos anos. Outro ponto negativo é a influência na esfera social, uma vez que há redução nos salários e o incentivo, inegável, da discriminação dentro da empresa e na sociedade.

Redução

O Brasil tinha, na década em 1990, cerca de 1,2 milhão de bancários. Atualmente, por conta da terceirização, são 486.196. Com o passar do tempo, a economia brasileira e o setor financeiro cresceram, o que não justifica a redução dos postos.

Em função da terceirização, 800 mil vagas de emprego deixaram de ser abertas, o que contradiz as empresas, que dão a justificativa da expansão da oferta de trabalho.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!