
O Senado aprovou nesta quarta-feira, em duas sessões de votação consecutivas, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 86/2007, do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que extingue o voto secreto em casos de cassação de mandato por quebra de decoro.
Em primeiro turno, a proposta foi aprovada por 56 votos a favor e um contra. Em segundo turno, teve 55 a favor e um contra. O projeto segue agora para a Câmara dos Deputados.
O movimento pelo voto aberto ganhou força entre senadores às vésperas da votação do processo de cassação do senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO, atualmente sem partido) por elo com o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.
A mudança de voto secreto para voto aberto não vai atingir a votação do caso Demóstenes por falta de tempo hábil. A proposta precisa seguir alguns ritos na Câmara até ser levada a plenário em duas votações.
E a sessão que vai decidir o futuro de Demóstenes está marcada para a próxima quarta-feira (11). Para cassá-lo, serão necessários 41 dos 81 votos dos senadores.
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta nesta quarta-feira por unanimidade - foram 22 votos favoráveis e nenhum contrário - o relatório que pede a casssação do senador Demóstenes.
Demóstenes é acusado de relações estreitas com o empresário goiano Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, suspeito de operar um esquema de jogos ilegais e tráfico de influência que contava com a participação de políticos e empresários. Cachoeira está preso desde o dia 29 de fevereiro e suas negociatas são alvo de investigação em uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquério) mista.
Dia Mundial da Conscientização Sobre o Autismo - por mais respeito, compreensão e conhecimento!
SEEB-MA: 91 anos de lutas, conquistas e presença na vida da categoria
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!