
Analistas do mercado financeiro elevaram pela sétima semana consecutiva suas projeções para a inflação em 2012, de acordo com o boletim semanal Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. A mediana das projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), resultado de consulta a mais de cem instituições financeiras, subiu de 5,15% para 5,19%. Para 2013, contudo, as apostas seguiram em 5,5% pela nona semana consecutiva.
O IPCA é considerado o indicador oficial de inflação do país, porque é usado para balizar as metas de inflação perseguidas pelo Banco Central. Para 2012, o centro da meta é de 4,5%. A mediana de médio prazo dos analistas Top 5 - os que mais acertam as previsões - passou de 5,15% para 5,20%.
A piora das projeções para 2012 vem após a divulgação do resultado do IPCA-15, prévia do índice oficial de inflação do país. De acordo com o IBGE, o IPCA-15 avançou para 0,39% em agosto, acima das projeções do mercado que oscilavam ao redor de 0,35%. Os analistas também elevaram suas projeções para o IPCA em agosto, de 0,35% para 0,37%.
Há quatro semanas, a mediana estava em 0,31%. Apesar do aumento das previsões para o ano, a mediana das projeções para o IPCA em 12 meses registrou ligeiro recuo nesta semana, de 5,66% para 5,64%.
Dia Mundial da Conscientização Sobre o Autismo - por mais respeito, compreensão e conhecimento!
SEEB-MA: 91 anos de lutas, conquistas e presença na vida da categoria
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!