Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / ECONOMIA

Imprimir Notícia

Inadimplência do consumidor tem a primeira alta em cinco meses

13/11/2012 às 08:11
Imirante.com
A+
A-

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor cresceu 5,0% em outubro deste ano na comparação com o mês imediatamente anterior, registrando a primeira alta mensal após uma sequência de quatro recuos mensais sucessivos (junho a setembro de 2012). Na relação anual – outubro deste ano contra o mesmo mês do ano anterior –, a inadimplência do consumidor registrou crescimento de 15,3%. No acumulado do ano – janeiro a outubro de 2012 frente ao mesmo período de 2011 – a inadimplência do consumidor, também, cresceu 15,3%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a interrupção, em outubro/12, de uma sequência de quatro quedas consecutivas da inadimplência do consumidor, revela que apesar de melhora em sua condição financeira, pela manutenção das taxas historicamente baixas de desemprego e ganhos reais de rendimento, o consumidor ainda encontra dificuldades em quitar as suas dívidas em dia. Além disto, as compras dos presentes para o Dia das Crianças e a fraca base de comparação (setembro teve apenas 19 dias úteis contra 22 em outubro), produziu ampliação mais intensa no volume de negativações decorrentes, principalmente, dos protestos e dos cheques devolvidos por falta de fundos pela segunda vez.

Os protestos e os cheques sem fundos puxaram a alta do indicador em outubro de 2012, com variações positivas de 51,8% e 19,7%, contribuindo com 0,7 p.p. e 1,7 p.p., respectivamente, no indicador agregado. As dívidas não honradas junto aos bancos apresentaram alta de 3,5% e contribuíram no indicador com 1,6 p.p. e, por sua vez, a inadimplência não bancária (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) cresceram 2,2% em outubro, contribuindo com 1,0 p.p. no indicador final.

Valor médio das dívidas com os bancos tem queda

O valor médio das dívidas com os bancos apresentou queda de 1,2% de janeiro a outubro de 2012, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já o valor médio das dívidas não bancárias, os títulos protestados e os cheques sem fundos tiveram alta de 3,7%, 6,9% e 12,3%, respectivamente.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!