Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / VII CONGRESSO

Imprimir Notícia

Congresso aprova resoluções por um Brasil melhor

O VII Congresso Estadual dos Bancários do Maranhão foi realizado neste sábado (22/06), na sede do SEEB-MA, em São Luís.

24/06/2013 às 11:39
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Foto: Ascom/SEEB-MA

O VII Congresso Estadual dos Bancários do Maranhão foi realizado neste sábado (22/06), na sede do SEEB-MA, em São Luís. Na ocasião, os bancários maranhenses aprovaram uma série de resoluções que serão encaminhadas para os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em âmbito nacional.

O objetivo é contribuir para a solução de problemas que originaram os protestos que ocorrem por todo o país. As resoluções abordam não somente os pleitos da categoria bancária, mas também da população brasileira, como saúde, segurança, previdência, além de melhorias nos demais serviços públicos e o arquivamento da PEC 37.

Durante o Congresso, os bancários ainda definiram as pautas de reivindicações específicas para a Campanha Salarial 2013 e votaram, em assembleia, pela alteração de artigos do Estatuto do Sindicato. Uma moção de repúdio também foi aprovada contra o banco Itaú, pela demissão imotivada e antissindical do bancário Elves de Sena.

O VII Congresso Estadual contou com a participação de mais de 100 bancários de todo o Estado, além de representantes de outras entidades, como o diretor da AFBNB, Francisco de Assis, e do coordenador do Sintrajufe/MA e da Fenajufe, Saulo Arcangeli.

Confira as resoluções do Congresso

Pautas Específicas - Campanha Salarial 2013

Bancos privados

Análise da situação econômica (Conjuntura)


O Congresso foi aberto com a análise de conjuntura feita pelo coordenador do Sintrajufe/MA e integrante da CSP-Conlutas, Saulo Arcangeli. O palestrante avaliou que, em 2013, os banqueiros e o Governo – apoiados pela Contraf-CUT – dificultarão ainda mais as negociações com os trabalhadores.

Para Saulo, a explicação é simples: de 2007 a 2010, quando a situação da economia brasileira era mais favorável, a Contraf-CUT blindou os patrões e fechou acordos rebaixados que não contemplavam os interesses dos bancários. Agora, sob o pretexto de que o momento é mais adverso, devido ao crescimento econômico de apenas 0,9%, a tendência é que a Contraf-CUT reforce o discurso de que não é hora de pressionar e conseguir avanços.

No entanto, para Arcangeli, o posicionamento da central sindical deve ser rechaçado, pois esse é o momento ideal para garantir e conquistar direitos, melhores salários e condições de trabalho.

Para isso, os bancários devem somar forças com os manifestantes e sair às ruas para denunciar os desmandos da CUT, do Governo e dos banqueiros. Este é o momento de a categoria cobrar reajustes dignos, reposição das perdas salariais, fim do fator previdenciário e das terceirizações, dentre outros pontos.

Afinal, o setor financeiro é o que mais lucra no país – independentemente de a economia ir bem ou mal – em virtude dos investimentos do Governo e, principalmente da exploração dos trabalhadores e da retirada de direitos, do arrocho contra os aposentados, dentre outros fatores.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!