Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / PLANOS DE SAÚDE

Imprimir Notícia

Clientes da Unimed serão absorvidos por outros planos, em caso de liquidação

15/08/2013 às 16:33
O Imparcial Online
A+
A-

Em entrevista, na manhã desta quinta-feira (15/08), a um programa de televisão local, a promotora do consumidor, Lítia Cavalcante, afirmou que os clientes da empresa Unimed, que pode ser liquidada extrajudicialmente, devem ser absorvidos por outros planos. De acordo com a promotora, o caso da Unimed será encaminhado ao Ministério Público Federal, que decidirá sobre a situação dos credenciados.

Omissão da ANS

Para Lítia, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi omissa em relação à situação da Unimed, e que os problemas financeiros da empresa já eram de conhecimento da agência há, pelo menos, um ano.

'Nós fizemos a investigação devido a enorme demanda de reclamações de falta de atendimento, ausência de cobertura, entre outros. A princípio, achamos que a atribuição era do Ministério Público Estadual, mas, quando instauramos o inquérito civil, havia duas situações gravíssimas: primeiro, a situação atual da Unimed, o cliente está desamparado, e segundo, a omissão absurda da ANS', declarou.

De acordo com a promotora, no ano de 2010 a Unimed sofreu uma espécie de intervenção da ANS e ficou sobre direção fiscal da agência. Mas três anos antes, em 2007, ficou constatado que já existia um déficit de mais de R$ 3 milhões na empresa. Cinco anos depois, em 2012, esse valor subiu para mais de R$ 12 milhões.

O que é Liquidação Extrajudicial

A Liquidação Extrajudicial é um tipo de regime especial, trata-se de uma medida administrativa, com caráter saneador e é aplicado às empresas que operam no mercado supervisionado, portanto uma intervenção econômica estatal em uma empresa supervisionada a fim de restabelecer suas finanças e satisfazer seus credores.

A liquidação extrajudicial provoca os mesmos resultados do procedimento judicial de falência, que no ato de sua decretação pelo órgão (BC, SUSEP, ANS) provoca a paralisação total das atividades da empresa assim como sua eliminação do campo empresarial.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!