Participantes de diferentes categorias discutiram a importância das organizações por local de trabalho para a união das lutas.
Clique na foto para ampliá-la
O SEEB-MA realizou no sábado (22/02), na sede da entidade, em São Luís, o Curso Organização por Local de Trabalho, ministrado pelo formador do ILAESE (Instituto Latinoamericano de Estudos Socioeconômicos), Joallan Rocha.
Durante o curso, Joallan apresentou o papel fundamental das Organizações por Local de Trabalho (OLT) e sua importância para a luta da classe trabalhadora no decorrer da história. Mostrou também a concepção e a prática das centrais sindicais com o trabalho de base e a necessidade de construir uma alternativa sindical ao processo de burocratização e de conciliação de classes que passou, por exemplo, a Central Única dos Trabalhadores (CUT).
No decorrer do curso, Joallan destacou ainda, alguns dados divulgados em 2012, dando conta que cerca de 20 mil bancários de todo o país se afastam por problemas de saúde. Segundo ele, o processo tecnológico e estrutural das instituições financeiras tem provocado o crescimento exorbitante do adoecimento da categoria. “Os bancários sofrem diariamente com a pressão dos banqueiros, por impor metas abusivas. Essa conduta tem provocado uma série de doenças em seus locais de trabalho”, declarou.
Para a professora do IFMA e militante do SINASEFE, Danielle Costa, o curso de OLT é importante para que todos possam disseminar as informações, trabalhar a formação política dos trabalhadores de diferentes categorias, além de ajudar a fortalecer a unidade de luta.
A Secretária de Formação do SEEB-MA, Edna Vasconcelos, ressaltou que o Sindicato pretende realizar um amplo plano de formação política para qualificar os novos ativistas que estão surgindo nos locais de trabalho e preparando-os para compreender os problemas sofridos pela categoria.
Download dos slides do curso
Confira a galeria de fotos
Eleições de delegados(as) sindicais de 25 a 27 de novembro; participe!
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!