Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / BANCO DO NORDESTE

Imprimir Notícia

Ao invés de contratações, BNB propõe demissões

Banco lançou plano que pretende demitir até 1500 empregados. SEEB-MA é contra.

24/03/2014 às 08:19
Eloy Natan, diretor do SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Foto: Google (Reprodução)

O Banco do Nordeste (BNB) anunciou no dia 24 de fevereiro um plano de demissões voluntárias denominado PID (Programa de Incentivo ao Desligamento). O objetivo do banco é obter a adesão de 1500 empregados já aposentados pelo INSS ou que estarão aptos a requerer aposentadoria até 31 de dezembro de 2014.

Para o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) trata-se de um ato de perversidade do Banco do Nordeste. O banco que não tem mostrado interesse algum em convocar os candidatos aprovados no último concurso, agora quer demitir para manter a terceirização e aumentar as filas e a sobrecarga de trabalho dos funcionários.

O PID é prejudicial para grande maioria dos empregados e só interessa ao banco que deseja reduzir a folha de pagamento e extinguir de vez direitos dos trabalhadores do BNB. A indenização proposta pelo banco é rebaixada e além disso, os trabalhadores terão que desistir de ações trabalhistas na Justiça.

O SEEB-MA repudia mais esta atitude perversa do presidente do BNB, Ary Joel Lanzarin, e da presidente Dilma Rousseff que reproduzem a mesma política de demissões da gestão da dupla Byron Queiroz e Fernando Henrique Cardoso e mantêm sem solução os problemas da CAPEF, plano de previdência dos funcionários do BNB.

Por fim, o Sindicato dos Bancários do Maranhão já entrou com ação na Justiça contra a exigência de desistência das ações judiciais e a discriminação aos empregados demitidos no Governo Collor que posteriormente foram anistiados e reintegrados.

Mais bancários, menos filas!
Bancário do BNB, não se precipite!
Diga não à entrega de direitos. Diga não ao PID!

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!