Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / ENCONTRO ESTADUAL

Imprimir Notícia

Bancários discutem Previdência e reestruturações

I Encontro Estadual 2017 ocorreu nesse sábado (28/01), na sede recreativa do SEEB-MA, em São Luís.

30/01/2017 às 10:52
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Mais de 200 bancários participaram do I Encontro Estadual 2017, realizado nesse sábado (28/01), na sede recreativa do SEEB-MA, no Turu, em São Luís.

Reforma da Previdência

Pela manhã, houve uma palestra sobre a Reforma da Previdência, com o técnico do Dieese, Gustavo Cavarzan, que abordou os impactos catastróficos dessa medida para os trabalhadores.

Para  Cavarzan, a sociedade brasileira como um todo deve se mobilizar e cobrar dos deputados e senadores o voto contrário à Reforma, que será analisada, em breve, pelo Congresso Nacional.

Presente no Encontro, o deputado federal e ex-presidente do SEEB-MA, Julião Amim, se comprometeu com a categoria de que votará contra essa medida nefasta do Governo Temer, na Câmara Federal.

Sobre a Reforma da Previdência, os bancários aprovaram as seguintes resoluções: fortalecer o fórum estadual em defesa da previdência pública; reunir-se com parlamentares para discutir estratégias de luta no Congresso; elaborar campanha de mídia contra a medida; promover curso de formação sobre a Previdência; ampliar contato com outras categorias e movimentos a fim de construir uma greve geral contra a retirada de direitos.   

Reestruturações

À tarde, Gustavo Cavarzan palestrou sobre a reestruturação dos bancos, processo que ameaça o emprego do bancário e precariza ainda mais o atendimento ao público, através da redução do quadro de funcionários dos bancos, do fechamento de agências físicas e do investimento em serviços digitais, via internet e telefone, empurrando a parcela mais carente da população para os correspondentes bancários.

Nos próximos meses, os bancários devem aprofundar o debate e definir ações contra às reestruturações. Por isso, decidiram realizar um Encontro Nacional dos Bancos Públicos, precedido de Encontros Regionais e Estaduais; lutar pela ratificação da Convenção 158 da OIT (contra as demissões imotivadas); e elaborar uma campanha de mídia, denunciando as condições de trabalho dos bancários aos órgãos de fiscalização.

Delegados Sindicais

Após o debate sobre reestruturações, ocorreu a cerimônia de posse dos delegados sindicais que exercerão o mandato 2017/2018.

Esporte e música ao vivo

Durante o Encontro, foi realizado, também, o Torneio Estadual de Futebol dos Bancários, que contou com a participação de quatro times: Caixa Forte (SLZ), Bradesco São Luís, Bradesco Imperatriz e um combinado das regionais Balsas e São João dos Patos.

O campeão do Torneio foi a Caixa Forte, que venceu o excelente time do Bradesco Imperatriz, em jogo muito equilibrado e decidido nos pênaltis.

Na ocasião, houve, ainda, música ao vivo com cantores bancários, como Dayane Marques (Caixa Gonçalves Dias), Júlio César (BB Renascença) e Marcos (BB Estilo Olho D’Água), bem como serviço de cuidadores para crianças de até 10 anos, iniciativas aprovadas pelos bancários presentes. 

Participação

Além de trabalhadores de outras categorias, participaram do Encontro representantes de diversos sindicatos e associações, como da AEBA (Neynaldo Silva), AFBNB (Dorisval de Lima), Sintrajufe-MA (Saulo Arcangeli), Apruma (Welbson Madeira), Sintect-MA (Pedro Neponuceno), dentre outras entidades.

Downloads - Materiais utilizados nas palestras

Confira a apresentação sobre a Reforma da Previdência
Confira a apresentação sobre as Reestruturações

GALERIA DE FOTOS
CAMPANHA SALARIAL
ELEIÇÕES
SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!