Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Twitter Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CAIXA ECONÔMICA

Imprimir Notícia

Novo ataque do Governo Bolsonaro aos bancários da CEF

Em nova reestruturação, direção do banco quer extinguir cargos de tesoureiro e caixas nas agências.

04/12/2019 às 07:58
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O SEEB-MA denuncia mais um ataque do Governo Bolsonaro contra os empregados da Caixa Econômica Federal. Trata-se de uma nova reestruturação que visa acabar – de vez – com as funções de tesoureiro e de caixa nas agências.

Para se ter ideia, com a extinção da função, os tesoureiros terão que concorrer a um novo cargo de gerente, que ainda será criado. Caso não seja aprovado, será sumariamente descomissionado, o que impactará negativamente a sua vida, renda e condições de trabalho.

O objetivo do Governo com essa medida é claro: continuar o desmonte da Caixa, precarizar o atendimento ao público, passar a imagem de ineficiência para a população, fortalecer os correspondentes bancários e, em seguida, privatizar o banco público, beneficiando os banqueiros.

Segundo a Direção da Caixa, tudo não passa de um “teste” para checar a aceitação dos funcionários.

Porém, essa atitude do banco viola o acordo coletivo da categoria, que determina a realização de reuniões com os representantes dos bancários para discutir qualquer reestruturação na rede de agências, reuniões essas que não tem ocorrido por negativa do banco.

Para o presidente do SEEB-MA, Eloy Natan, diante de tantos ataques do Governo Bolsonaro aos direitos dos trabalhadores, é indispensável a mobilização permanente dos bancários da Caixa em defesa do seu plano de cargos e da própria CEF como banco público.

“Em caso de dúvidas, o associado que estiver correndo o risco de ser descomissionado deve procurar o jurídico do Sindicato” – afirmou. Vale ressaltar, ainda, que os bancários que já possuem 10 anos de função poderão pleitear a incorporação na Justiça.

“No entanto, essa não é a realidade da maioria. Por isso, é imprescindível a união de todos na luta por nenhum direito a menos e em defesa da Caixa 100% pública” – finalizou Eloy.  

GALERIA
Fotos | 14/07/2020

Atos públicos contra o fechamento do BASA

SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Sindicato em Ação: a luta continua!