SEEB-MA cobra das autoridades públicas o fechamento imediato da agência do BNB, em Balsas.
Clique na foto para ampliá-la
O SEEB-MA cobra do Banco do Nordeste e das autoridades públicas o fechamento imediato da agência do BNB, em Balsas, a fim de impedir a propagação do coronavírus no Maranhão.
Conforme denúncias apuradas pelo SEEB-MA, mesmo após a confirmação de bancários contaminados pela Covid-19 na unidade, a agência continua aberta e prestando serviços normalmente ao público.
Vale ressaltar que outros funcionários e terceirizados do banco tiveram contato direto e contínuo com os afastados. Porém, eles não foram submetidos a testes e permaneceram trabalhando, podendo ter contaminado uma infinidade de clientes e usuários da agência.
Diante disso, o SEEB-MA – por meio da Diretoria Regional de Balsas – enviou ofício ao BNB, exigindo que o banco cumpra a sua obrigação legal de informar os casos suspeitos e confirmados de Covid-19 à Vigilância Sanitária, o que não fez por ganância, priorizando o lucro em vez de vidas.
Em tempo, o Sindicato repudiou essa atitude do Banco do Nordeste, que – apesar das cobranças – insiste em manter a agência em funcionamento.
“Por todo o exposto, solicitamos providências do BNB e das autoridades competentes, de modo a suspender o atendimento presencial na agência; afastar os bancários que tiveram contato com os colegas doentes, a fim de cumprir as medidas de isolamento social por 14 dias; promover a desinfecção da unidade, bem como a higienização de objetos, trincos, dependências sanitárias, dentre outras; além da testar todos os funcionários e terceirizados, visando resguardar a saúde e a vida não somente deles, mas de toda a população de Balsas e região” – reivindicou o diretor regional, Igor Maciel.
Vale lembrar que em resposta ao ofício do SEEB-MA, a Superintendência do BNB se limitou a dizer que cumpriu os protocolos da instituição, os quais – para o Sindicato – foram insuficientes e criminosos.
“Ao não desenvolver um plano de contenção e/ou prevenção de infecções adequado, conforme as recomendações das autoridades de saúde, o Banco do Nordeste expôs seus funcionários, terceirizados, bem como milhares de maranhenses aos riscos dessa pandemia letal, enquadrando-se, inclusive, no crime previsto no art. 268 do Código Penal por propagação de doença contagiosa” – criticou Igor.
Caso o BNB Balsas não seja fechado pelas autoridades competentes com urgência, o SEEB-MA já estuda outras medidas cabíveis, como denunciar a situação ao Ministério Público, dando ampla publicidade a esse atentado a saúde pública por meio da imprensa.
“Todos precisam saber que o BNB está brincando com a vida das pessoas em nome de sua lucratividade. Um absurdo” – finalizou o diretor.
16/07/2020 - Itaú faz propostas vergonhosas a grupos de risco
18/05/2020 - Carta às Superintendências: ajudem a salvar vidas
14/05/2020 - Bancos não agem para prevenir propagação da Covid-19
08/05/2020 - VITÓRIA! Bancos terão que fazer testes em bancários
07/05/2020 - SEEB-MA pleiteia adicional para bancários na Justiça
Eleições de delegados(as) sindicais de 25 a 27 de novembro; participe!
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!