Bancários realizaram uma manifestação nesta quarta (30), em frente ao Itaú da Rua da Paz, em São Luís.
Clique na foto para ampliá-la
O SEEB-MA realizou nesta quarta-feira (30/01), em frente ao Itaú da Rua da Paz, em São Luís, um ato público contra as demissões imotivadas de uma Delegada Sindical e de mais quatro caixas, no Maranhão.
Para o diretor do SEEB-MA, Alberto Félix, nada justifica esses desligamentos, tendo em vista o lucro obtido pelo Itaú no ano passado, que superou a marca de R$ 26 bilhões. Vale ressaltar que a demissão da Delegada é, sobretudo, uma prática antissindical e ilegal, que fere de morte os direitos e a organização dos trabalhadores.
Como se não bastasse, em nome do lucro, o banco demitiu milhares de bancários durante a pandemia e fechou 244 agências físicas no país, entre 2020 e 2021, o que precarizou, ainda mais, o atendimento à população e sobrecarregou os trabalhadores dos chamados “escritórios digitais”.
"Ao invés de contratar mais bancários e valorizar os grandes responsáveis pela alta lucratividade do banco, o Itaú, além de demitir, preferiu investir quase R$ 450 milhões em publicidade, o que – sem dúvida – merece todo o repúdio não só dos trabalhadores, mas de toda a sociedade brasileira" - afirmou a diretora Gerlane Pimenta.
O SEEB-MA não medirá esforços para reintegrar a Delegada Sindical demitida e prestará todo o auxílio aos demais desligados. Pelo fim das demissões e por atendimento de qualidade no Itaú, vamos à luta!
ASSÉDIO MORAL
Durante o ato, o SEEB-MA cobrou, ainda, o fim do assédio moral praticado pelo Gerente Geral do Itaú Rua da Paz, George Uchôa, e pelo Gerente Regional, João Paulo Frade, que estão adoecendo os colegas com cobranças abusivas, metas inalcançáveis e outras condutas ilegais. Basta!
Saiba as novidades e dê sugestões para construir as nossas pautas!
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!