Federação dos Bancos voltou a enrolar e não apresentou uma nova proposta de reajuste salarial.
Clique na foto para ampliá-la
Nessa quinta-feira (25/08), durante a 16ª rodada de “negociação” entre a Fenaban e a Contraf-CUT, a Federação dos Bancos voltou a enrolar e não apresentou uma nova proposta de reajuste salarial.
Na ocasião, os banqueiros mantiveram o índice inicial de 5,8% para os salários, o que representa somente 65% da inflação dos últimos 12 meses (8,8% - INPC), além de perdas de 3,9% para os bancários (1% do acordo anterior + 2,9% da inflação atual).
Durante a reunião, a Fenaban se limitou a oferecer uma nova proposta rebaixada sobre a PLR, subindo o reajuste de 6,73% para apenas 8,8%, assim como fez com os tíquetes, índice considerado inaceitável pela categoria diante da alta lucratividade dos bancos e da inflação dos alimentos, que está em 15,37%.
Embora os banqueiros tenham oferecido um reajuste maior para a Participação nos Lucros, eles não recuaram da tentativa de descontar da parcela adicional da PLR os programas próprios dos bancos. Um retrocesso!
Para piorar, a Fenaban ainda ameaçou outros direitos da categoria referentes às cláusulas de pré-aposentadoria e de auxílio-doença, tudo isso com a passividade da Contraf-CUT, que se recusa a falar em greve.
“Isso é uma vergonha. Por isso, estamos aqui em São Paulo, para cobrar uma proposta global com reajuste de verdade. Ontem (25), fizemos um ato em frente ao hotel onde a Fenaban se reúne com a Contraf. Não faltou coragem para que eles chamassem a polícia para nos calar. Porém, falta coragem para dizer um basta à enrolação e para chamar uma GREVE GERAL, que garanta as nossas reivindicações por salários decentes, maior distribuição dos lucros, mais contratações, combate ao assédio, entre outras. Exigimos uma proposta já! Caso contrário, o único caminho será a GREVE!” – afirmou o presidente do SEEB-MA, Dielson Rodrigues.
Nesta sexta-feira (26/08), está agendada uma nova rodada de “negociações”, em São Paulo. A luta por novas conquistas e por nenhum direito a menos continua! Em breve, nova Assembleia de Avaliação será convocada.
01/09/2022 - Lições que devem ser aprendidas com a Campanha 2022
24/08/2022 - Bancários do MA cobram acordo superior ao do Banpará
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!