Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CAIXA ECONÔMICA

Imprimir Notícia

SEEB no Encontro sobre a Funcef e o Saúde Caixa no RN

Objetivo foi discutir assuntos sobre a Funcef e sobre a situação política e jurídica do Saúde Caixa.

13/03/2024 às 12:58
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Diretores do SEEB-MA participaram do I Encontro Nordestino da Associação Nacional dos Beneficiários do REG/Replan Não Saldado (ANBERR), realizado no sábado (09/03), no Auditório do Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte, em Natal.

O evento, promovido em parceria com o SEEB-RN e a APCEF-RN, teve como objetivo discutir assuntos sobre a Funcef, a exemplo do equacionamento e do acordo de leniência junto à J&F, e sobre a situação política e jurídica do Saúde Caixa.

Pela manhã, em sua exposição, João Maceno Gomes, bancário aposentado e ex-gerente de contabilidade da Funcef, ressaltou a necessidade de mobilização dos bancários da Caixa para que o acordo com a J&F seja mantido pelo STF. Caso contrário, um novo equacionamento pode vir a ocorrer, o que prejudicaria os balanços e, sobretudo, os beneficiários do fundo de pensão.

À tarde, a assessora de direito à saúde da ANBERR, Nathália Monici, ressaltou os prejuízos que o novo acordo aditivo assinado com Contraf-CUT ocasionou aos usuários do Saúde Caixa por meio do encarecimento do plano, que caminha a passos largos para a inviabilidade caso o banco não derrube o teto de 6,5% para seu custeio.

Na oportunidade, o SEEB-MA ressaltou que não assinou o acordo sobre o Saúde Caixa e, em conjunto com o SEEB-RN e o SEEB Bauru, ajuizou uma ação coletiva contra a CEF, com audiência marcada para o dia 2 de maio, em Brasília, onde defenderá a anulação desse aditivo tão prejudicial aos participantes do plano de saúde.

Representaram o SEEB-MA no Encontro da ANBERR, os diretores Enock Bezerra, Francisco Souza e Silvana Galvão.

“Foi um evento de grande valia para fortalecer a luta em defesa do Saúde Caixa e da Funcef. Vamos nos mobilizar ainda mais pela revisão desse acordo na Campanha Salarial deste ano, embora a Contraf tenha assinado esse aditivo até 2025 para fugir do tema em agosto. Lutaremos também pelo fim dos equacionamentos em nosso fundo de pensão, inclusive com reuniões institucionais em Brasília. A previsão agora é realizar um novo Encontro sobre o Saúde Caixa e a Funcef em São Luís, com o intuito de organizar a luta em defesa dos bancários da Caixa e por nenhum direito a menos” – finalizou o diretor Enock. 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!