Pautas foram definidas durante o XX Encontro da FNOB, nos dias 25 e 26 de maio, em São Luís. Confira!
Clique na foto para ampliá-la
A Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB) definiu as pautas de reivindicações da Campanha Salarial 2024 durante o XX Encontro da FNOB, ocorrido nos dias 25 e 26 de maio, na Sede do SEEB-MA, em São Luís.
Cláusulas financeiras
Na pauta geral a ser entregue à Fenaban, a categoria vai reivindicar a reposição das perdas salariais acumuladas desde a implantação do Plano Real mais aumento real.
“Esse aumento será composto pelo somatório das perdas nos bancos privados, pela inflação do período [ago/2022 a ago/2024] e pela média do crescimento dos ativos das cinco maiores instituições financeiras do país nos últimos dois anos, o que deve totalizar um índice de reajuste acima dos 30% a ser fechado no próximo mês de agosto, data base da categoria” – afirmou o presidente Dielson Rodrigues.
Quanto à Participação nos Lucros e Resultados (PLR), os participantes do Encontro aprovaram a proposta da PLR consistente na distribuição de 25% do lucro líquido dos bancos de forma linear para todos os bancários e bancárias do país.
Cláusulas sociais
Além das cláusulas financeiras, a pauta geral engloba cláusulas sociais, como o combate às reestruturações, aos descomissionamentos, às demissões, ao assédio, à cobrança excessiva por metas e ao adoecimento nos bancos públicos e privados.
“A defesa do emprego será uma das nossas principais bandeiras de luta, ainda mais depois da palestra da pesquisadora do ILAESE, Érika Andreassy, que revelou a redução alarmante da categoria desde 2012 na contramão do aumento da lucratividade dos bancos nos últimos anos” – ressaltou o diretor Rodolfo Cutrim.
Pautas específicas por banco
No caso das pautas específicas, a luta na Caixa será pela defesa do Saúde Caixa, pela revogação do teto de 6,5% para o custeio do plano, da diminuição das mensalidades, do combate ao equacionamento na Funcef, entre outras demandas.
No Banco do Brasil, as reivindicações também reforçam a defesa da Cassi, da Previ, a volta da conversão em espécie e do acúmulo dos abonos, a garantia do direito ao plano de saúde para os bancários pós-2018 na aposentadoria e muito mais.
No BASA, as demandas incluem a manutenção do quadro de apoio, os direitos dos beneficiários da CAPAF, a valorização do reembolso saúde. Já no BNB, a luta por isonomia, a revisão das distorções em funções e a defesa dos fundos constitucionais.
Calendário de Mobilizações
Na oportunidade, foi aprovado ainda um calendário, com a realização de Assembleias Gerais nas bases dos Sindicatos da FNOB, na terça (05/06), a fim de aprovar a pauta geral e as pautas específicas definidas no XX Encontro da FNOB. Os documentos devem ser entregues à Fenaban e aos bancos públicos na primeira quinzena de junho.
Além do SEEB-MA, do SEEB-RN, do SEEB Bauru e do SEEB-AM, participaram do evento a AEBA e as oposições bancárias do Pará e do Rio Grande do Sul.
01/10/2024 - BB oferece proposta sobre dias de greve
24/09/2024 - SEEB-MA na luta pelo abono dos dias de greve
24/09/2024 - Bancários do MA aprovam desconto assistencial 2024
20/09/2024 - SEEB-MA assina ACT do BB; cláusula 17 foi rejeitada
19/09/2024 - Datas de pagamento da primeira parcela da PLR 2024
Bancário(a): envie a sua tese para o XI Congresso da categoria
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!