Sindicato exige a reversão imediata das demissões, a reabertura das agências fechadas e a valorização dos trabalhadores.
Clique na foto para ampliá-la
O Santander lucrou R$ 7,52 bilhões no 1º semestre de 2025, um salto de 18,4% em relação ao ano anterior. No mesmo período, demitiu 1.173 bancários e fechou 561 agências em todo o país, sendo 159 apenas no último trimestre, numa política brutal de corte de custos à custa da categoria e da população.
Para o coordenador do SEEB-MA, Marcelo Bastos: “É inaceitável que o banco aumente seus lucros enquanto promove uma onda de demissões e fecha agências, sobrecarregando os bancários e dificultando o acesso da população aos serviços”.
O SEEB-MA exige a reversão imediata das demissões, a reabertura das agências fechadas e a valorização dos trabalhadores, alertando que esse modelo de gestão voltado apenas ao lucro aprofunda a precarização do trabalho bancário e exclui comunidades inteiras do atendimento presencial. Contudo, a resistência do SEEB-MA continua com articulações no Congresso Nacional para a realização de audiências públicas e apresentação de um projeto de lei que impeça o fechamento arbitrário de agências.
SEEB-MA repudia lucros bilionários do Santander às custas de demissões e fechamentos
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!