
O SEEB-MA orienta os usuários de plataformas digitais a realizarem pausas no uso das redes sociais como medida para preservar a saúde mental.
Clique na foto para ampliá-la
No ritmo acelerado da vida hiperconectada, o celular se tornou quase uma extensão da vida humana. Ele está em qualquer momento do dia a dia: no café da manhã, no ônibus, no trânsito, nas idas ao banheiro. O problema é que o bombardeio de informações, as múltiplas conexões e horas acumuladas em frente às telas tem impacto direto na saúde mental.
Um estudo publicado no JAMA Network Open mostra que pausas diárias no uso das redes sociais oferecem benefícios expressivos na saúde mental de jovens adultos. Ou seja, é preciso reduzir, mesmo que por alguns minutos, o uso do celular durante o dia. Dessa forma a mente desacelera e outros efeitos positivos surgem no organismo.
Os pesquisadores acompanharam 295 pessoas, de 18 a 24 anos, que reduziram significativamente o uso de plataformas como Instagram, TikTok, X (antigo Twitter), Snapchat e Facebook. O tempo de navegação despencou de quase duas horas diárias para cerca de 30 minutos. Os sintomas de ansiedade diminuíram 16,1%, os de depressão caíram 24,8% e os de insônia, 14,5%.
No entanto, mesmo com resultados relevantes quanto à diminuição de tempo dentro das redes, o nível de solidão desses usuários permaneceu o mesmo. Isso indica que, para alguns, se manter online ainda desempenha um papel importante nas relações sociais e serve como uma válvula de escape para momentos de tensão e estresse.
Especialistas ressaltam, porém, que a chave não está apenas na redução do tempo de tela. Mais importante do que o relógio é a qualidade do uso. O impacto positivo na saúde mental está menos ligado ao número de minutos conectados e mais à diminuição do uso compulsivo e das comparações negativas que as redes frequentemente incentivam.
O SEEB-MA ressalta que usar as redes sociais de forma consciente é o que realmente importa!
Justiça suspende cobrança e determina devolução do IR sobre auxílio-creche/babá no BASA
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!