Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

EM FOCO / SAÚDE

Imprimir Notícia

Bancários devem relatar problemas de saúde em exames periódicos

Bancários e bancárias maranhenses: a sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar.

28/10/2022 às 08:24
ASCOM/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O SEEB-MA reforça um alerta importante para os bancários e bancárias maranhenses: a sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar. Por isso, caso você esteja doente, física ou psicologicamente, relate os eventuais sintomas de doenças ocupacionais nos exames periódicos.

“O ideal, porém, além de relatar os sintomas, é entregar ao médico do trabalho todos os laudos, atestados ou relatórios médicos, que comprovem o seu problema de saúde” – afirmou o diretor Cássio Valdenor.

Segundo a diretora de saúde do Sindicato, Lívia Morais, esses documentos também devem ser entregues ao gestor imediato, ainda mais, se a doença for relacionada ao ambiente de trabalho.

“Afinal, precisamos acabar com uma prática muito comum e prejudicial entre os bancários, em especial, dos bancos privados: o ‘engavetamento de atestados’ por medo de represálias do banco. Essa conduta só agrava a condição de saúde do empregado e, por vezes, até facilita uma eventual demissão, pois o trabalhador perde esses documentos e não tem como provar que estava doente no momento do desligamento” – afirmou Lívia.

Após a entrega do atestado, laudo ou relatório ao médico do banco e ao gestor, é indispensável se dirigir ao Sindicato para fazer a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

“A CAT é importante para resguardar os seus direitos previdenciários e, sobretudo, o seu emprego. Afinal, o banco não pode demitir os seus funcionários inaptos para o trabalho em razão de alguma doença” – ressaltou Cássio. Por isso, caso você esteja doente, entregue cópias dos atestados ao banco e guarde os originais dos documentos.

“Não tenha medo de demissão ou assédio, nós estaremos aqui para lhe defender. Procure o Sindicato, faça a CAT e lembre-se: a sua saúde e a sua vida são os bens mais preciosos que você tem. Em caso de abusos, denuncie por meio do número (99) 99160-5168” – finalizou Lívia Morais. 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!