Caixa enrola nas negociações. Caso a conduta persista, única saída será a GREVE para barrar ataques.
Clique na foto para ampliá-la
Na segunda-feira, dia 30 de outubro, os bancários da CEF vão promover um Dia Nacional de Luta para que o Saúde Caixa continue a existir de forma sustentável e financeiramente viável para todos os empregados do banco.
Vale ressaltar que há uma negociação difícil em curso com a Caixa, pois setores do atual Governo ainda enxergam o plano de saúde como benefício, não como direito do funcionalismo. A luta é para que a Caixa reconheça esse direito como política de valorização da categoria.
As condições atuais do plano e o andamento das negociações com a Caixa são críticas. A principal discussão com o banco é sobre o custeio do plano de saúde. De acordo com projeções, em menos de cinco anos, o valor da contribuição dos empregados vai dobrar.
Isso se deve à limitação do custeio da Caixa em 6,5% da folha de pagamentos e proventos, conforme estipulado no estatuto do banco, o que torna a participação da empresa inferior aos 70% do modelo atual (70%/30%), transferindo custos para os empregados. Com a implementação desse limite, a Caixa prevê um aumento médio de 85% nas mensalidades do plano até 2024 e 107% até 2025 em relação aos percentuais atuais de mensalidades.
Para o SEEB-MA, o Saúde Caixa é um direito dos bancários. Por isso, deve ser uma política de RH do banco para valorizar os empregados da ativa e os aposentados, que tanto contribuíram para o crescimento da empresa e a conquista de um plano de saúde para todos.
Outra reinvindicação é para que a Caixa custeie integralmente as despesas administrativas do plano. Caso o banco se mantenha intransigente, o único caminho será o da GREVE. Nesse sentido, participe do Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa na segunda-feira, dia 30/10!
Mobilização em Defesa do Saúde Caixa - Programação
- Dia 25/10 - Assembleia Geral sobre o Saúde Caixa
- Dia 26/10 - Novo Encontro Nacional sobre o Saúde Caixa
- Dia 30/10 - Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa
24/11/2023 - DIGA NÃO à proposta inaceitável sobre o Saúde Caixa
16/11/2023 - Bancários dialogam com vice-presidente de pessoas da CEF e cobram proposta digna sobre o Saúde Caixa
09/11/2023 - Contraf-CUT quer fechar acordo que mantém limite de 6,5% de contribuição da Caixa para o plano de saúde
09/11/2023 - Assine o abaixo-assinado em defesa do Saúde Caixa
30/10/2023 - Bancários param por 1h em defesa do Saúde Caixa
Saiba as novidades e dê sugestões para construir as nossas pautas!
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!