Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CAMPANHA SALARIAL

Imprimir Notícia

Bancários cobram: proposta decente ou greve geral!

Bancários realizam Dia Nacional de Luta para cobrar proposta da Fenaban e pressionar a Contraf-CUT!

14/08/2024 às 08:51
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Os bancários do Maranhão, Rio Grande do Norte e Bauru, em conjunto com integrantes da oposição bancária nacional, promoveram mais um Dia Nacional de Luta nessa quarta-feira (14/08) em diversas cidades do país para cobrar da Fenaban uma proposta econômica digna nesta Campanha Salarial.

Vestidos na cor preta, os bancários criticaram ainda a inércia da Contraf-CUT por não conclamar a base para construir uma grande greve em resposta à intransigência da classe patronal. Até o momento, os banqueiros e o governo negaram todas as reivindicações da categoria, apesar do lucro de quase R$ 110 bilhões obtido pelos bancos somente em 2023.

“Mais de 85% dos trabalhadores conquistaram aumento em suas negociações salariais neste ano. Os bancos alegam que não podem conceder reajuste porque a concorrência está afetando a lucratividade estratosférica do setor bancário. São falácias que não vamos aceitar. Se tem lucro, tem que ter valorização. Se não tem acordo, terá greve” – afirmou o coordenador do SEEB-MA, Dielson Rodrigues.

Vale ressaltar que nesta Campanha Salarial já ocorreram sete rodadas de negociação, mas em todas a Fenaban se recusou a atender às demandas da categoria, como aumento real, defesa do emprego, combate ao assédio moral/sexual, mais contratações, condições dignas de trabalho, fim das metas, das reestruturações e das demissões, melhoria na assistência à saúde, adoção de medidas contra o adoecimento, entre outras.

“Já que os bancos insistem em não apresentar uma proposta decente e a Contraf-CUT não mobiliza a categoria nem pressiona a Fenaban, conclamamos os bancários de todo o país a se unirem e a cobrarem dos seus sindicatos a realização de assembleias, para deliberarmos por uma greve nacional, que arranque dos bancos novas conquistas e nenhum direito a menos” – convocou o coordenador-geral do SEEB-MA, Rodolfo Cutrim.

As próximas negociações estão marcadas para os dias 20 e 21 de agosto.

FENABAN: CHEGA DE ENROLAÇÃO: PROPOSTA DIGNA JÁ!
CONTRAF-CUT: SEM GREVE GERAL, NÃO HAVERÁ CONQUISTAS!
VAMOS À LUTA!

ELEIÇÕES
SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!